Total de visualizações de página

sábado, 27 de outubro de 2012

Ode descontínua e remota: Canções De Ariana para Dionísio










Canção I 
A cada noite, eu Ariana, preparando
Aroma e corpo. E o verso a cada noite
Se fazendo de tua sábia ausência.



Canção II 
Porque tu sabes que é de poesia 
A minha vida secreta. Tu sabes, Dionísio, 
Que a teu lado te amando, 
Antes de ser mulher sou inteira poeta.



Canção III
À uma mulher que canta ensolarada
E que sonora, múltipla, argonauta
Por que recusas amor e permanência?



Canção IV 
Reverso de sua própria placidez 
Escudo e crueldade a cada gesto



Canção V
Quando Beatriz e Caiana te perguntarem, Dionísio
Se me amas, podes dizer que não. Pouco me importa
ser nada à tua volta, sombra, coisa esgarçada
A mim me importa, Dionísio, o que dizes deitado, ao meu ouvido
E o que tu dizes nem pode ser cantado
Porque é palavra de luta e despudor.
E no meu verso se faria injúria
E no meu quarto se faz verbo de amor




Canção VI 
Três luas, Dionísio, não te vejo 
Três luas percorro a casa minha 
Sírios pressagam que Ariana pode estar sozinha sem Dionísio
Sem riqueza ou fama 
porque há dentro dela um sol maior
Amor que se alimenta de uma chama 
Movediça e lunada 
Mais luzente e alta quando tu Dionísio não estás




Canção VII
Minha extensa e difícil dialética lírica?
Canção e liberdade não se aprendem
A eloqüência da boca nos prazeres
E plantar no teu peito, prodigiosa
Um ciúme venenoso e derradeiro.



Canção VIII 
Tu podes muito bem, Dionísio, 
Ter mais cinco mulheres 
E desprezar Ariana 
Que é centelha e âncora 
Nem é justo, Dionísio, pedires ao poeta 
Que seja sempre terra o que é celeste 
E que terrestre não seja o que é só terra.




Canção IX
Tenho meditado e sofrido
Irmanada com esse corpo
E seu aquático jazigo
Apenas tu, dionísio, é que recusas
Ariana suspensa nas tuas águas.




Canção X
Se todas as tuas noites fossem minhas
Eu te daria, Dionísio, a cada dia
Uma pequena caixa de palavras
Coisa que me foi dada, sigilosa





Hilda Hilst - De Ariana para Dionísio


Nenhum comentário: