Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de março de 2013

É preciso amar direito...onde há violência não há amor!




No final do vídeo há uma mensagem : ”pomozite mi ne znam da li cu docekat sutra” 
Tradução: “Ajuda-me, não sei se eu posso esperar por amanhã”
_____


Frequentemente, são noticiados casos de crimes contra as mulheres. Muitas são mortas, mutiladas, agredidas ou violentadas por seus próprios parceiros. Pelos mais diversos motivos. Todas as vezes que um crime passional vem à tona eu fico me perguntando: quando foi que o amor se transformou em ódio? Pessoas que amam são capazes de espancar, violentar e ameaçar? Se o amor é uma coisa boa, como acredito que seja, pode levar à dor, sofrimento e destruição?

Neste ultimo ano houve um aumento de crimes passionais em São Paulo, nem imagino a quantidade só sei que cada vez que ligo a tv vejo mais atrocidades sendo noticiadas .E sei que enquanto você lê este texto tem uma mulher sendo agredida por um homem que deveria amá-la. E isso é muito triste.

Alguns relacionamentos, ainda que não levem à morte nem estampem capas de jornais, deixam sequelas dolorosas. Todos nós já ouvimos histórias de mulheres que são impedidas de trabalhar, estudar e decidir por si mesmas. Histórias de homens que proíbem as mulheres de usar o que quiserem, de ter o corte de cabelo que desejam, de irem a qualquer lugar ou falar o que pensam.

Em pleno século XXI ainda tem quem acredite que o ciúme doentio é manifestação de amor, que o homem tem a última palavra, que mulheres devem obedecer a seus companheiros e se sujeitar a todo tido de sofrimento para manter um relacionamento – ainda que ele só traga tristezas.

Não é minha intenção julgar os relacionamentos amorosos alheios, até porque prefiro acreditar que por mais doentia que seja uma relação hoje, existiu amor, paixão e admiração um dia. E, por isso mesmo, deve ser difícil assumir que o que parecia um sonho virou pesadelo. Ainda mais em uma sociedade que, o tempo todo, nos leva a crer que amar é sofrer.

Eu, no entanto, acredito que relacionamentos amorosos são compostos por pessoas que veem o outro como um companheiro, não como propriedade particular. Apoiam-se, incentivam uns aos outros, se respeitam, se compreendem, e têm amor próprio. Por isso concluo que nem todo casal protagoniza uma história de amor, porque só sabe amar quem tem amor para dar.

Exatamente por isso, desejo que todas as pessoas sejam capazes de amar e serem amadas, que cultivem o amor – estando sozinhas ou acompanhadas. Onde há dor, desrespeito, ameaça, humilhação, medo, violência e agressão não existe amor. Amor, amor mesmo, é aquele sentimento que faz com que desejemos ser melhor do que somos. Tornando o mundo um lugar bem melhor de se viver.


 texto:Giseli Rodrigues
http://giselirodrigues.wordpress.com/


Somente quem sente, pode acreditar na sua verdade. Pois as verdades das outras mentes, são elas que sentem.

Nenhum comentário: